ANS lança mais um painel dinâmico do Ressarcimento ao SUS

Nova ferramenta oferece visão sintética e amplia transparência sobre o tema.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) acaba de tornar disponível mais um painel dinâmico sobre o Ressarcimento ao SUS: o Panorama do Ressarcimento ao SUS. Trata-se de uma nova plataforma de consulta de dados dinâmicos, a quarta que compõe os dados sobre o tema.  

A publicação inova ao apresentar dados atualizados trimestralmente, com quadros e figuras que demonstram os resultados mais recentes disponíveis, além da possibilidade de personalização de consultas a partir da aplicação de filtros, conforme o interesse específico do usuário.  

Assim, é possível pesquisar uma operadora, bem como filtrar um conjunto delas por porte, modalidade e situação cadastral, aplicando cortes temporais por data de atendimento do beneficiário em unidades do Sistema Único de Saúde ou de vencimento do débito com o ressarcimento. 

Na primeira edição, estão disponíveis as informações atualizadas até setembro de 2021, contemplando os casos até o 86º Aviso de Beneficiário Identificado (ABI). Os ABIs são as notificações encaminhadas periodicamente às operadoras, após a verificação do atendimento prestado ao beneficiário no SUS e do preenchimento dos requisitos para a ocorrência do ressarcimento. 

O conteúdo está organizado em blocos de painéis que apresentam o cenário processual, tendo como objetivo situar o leitor sobre o universo tratado e também sobre a situação de cobrança e pagamento, incluindo dados sobre inscrição em dívida ativa e inadimplência, de forma que é possível identificar o comportamento do setor quanto ao cumprimento das obrigações legais junto ao SUS. 

O Panorama de Ressarcimento ao SUS foi concebido e dirigido pelo servidor João Saraiva, com cooperação dos servidores André Duarte, Luiz Vieira e Erik Ugalde, sob coordenação de Juliana Machado, todos da Coordenadoria Tecnológica de Ressarcimento ao SUS; da gerente do Ressarcimento ao SUS, Fernanda Araújo; e do diretor de Desenvolvimento Setorial Substituto, Cesar Serra.

A nova ferramenta complementa outras três publicações já existentes: o Painel Financeiro do Ressarcimento ao SUS, o Boletim Informativo e o Mapa de Utilização do SUS por Beneficiários de Planos de Saúde

Fonte: ANS. Acesso em: 08/12/2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

code