O Adequado Planejamento de Riscos Jurídicos Médicos

Todas as atividades estão sujeitas a riscos jurídicos, no entanto, poucas são tão sensíveis a estes quanto as Operadoras de Planos de Saúde, Hospitais e médicos. E esta realidade da judicialização, que já não se pode chamar de nova, possui diversos contornos próprios deste setor.

Muito se discute sobre a prevenção de riscos jurídicos nas Operadoras e Hospitais, mas poucas são as organizações que se dispõem a efetivar um modelo de prevenção de riscos, como meio de assegurar adequada gestão dos mesmos.

Baseados na necessidade de efetivar um programa eficiente, trabalhamos projetos próprios para este fim, considerando algumas premissas básicas que serão expostas adiante, e demonstram a complexidade de um trabalho estruturado e voltado para a adequada gestão de riscos.

Compreendemos desta forma, que o advogado sai de sua zona de conforto como mero “respondedor” de demandas judiciais e consultivas, e entra em uma seara mais complexa, voltada a integração com as equipes da empresa e análise de processos de trabalho, trazendo a multidisciplinariedade para o seu cotidiano com o fito de melhor entender os riscos a que o cliente está sujeito.

Baseados nisto, esta integração deve compreender, dentre outras: formulação de diagnóstico inicial, a análise de documentos e formulários, ciclos de palestras com as equipes e o adequado levantamento do objeto de demandas judiciais em curso.

Note que a adequada gestão de riscos jurídicos, está intimamente ligada ao êxito da empresa em demandas judiciais. E isto está claro, na medida em que processos de trabalho adequados, geram documentos e provas da correta conduta da empresa, ou ao menos, indicam a extensão dos riscos a que a empresa está disposta a se submeter.

Para a consecução deste programa, contamos com o apoio técnico de profissionais da área de gestão, contabilidade, auditoria e consultoria econômico financeira, que agregam a multidisciplinariedade necessária ao melhor resultado do projeto.

Apesar de parecer rebuscado, o programa se adequa a realidade de cada organização, vistos os diferentes objetos e interesses de cada um, bem como sua complexidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *